data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Mesmo com a manutenção do decreto que proíbe a abertura do comércio em Santa Maria por conta da pandemia de coronavírus, o atendimento ao público em bancos e lotéricas segue permitido, mesmo que com restrições.
Conforme o último decreto municipal relativo a esses serviços, as lotéricas e as agências bancárias podem funcionar "em caráter de excepcionalidade e com no máximo 30% do total de servidores de cada agência de forma presencial para o atendimento de usuários e beneficiários de programas". Ainda assim, nestes casos, é proibida a aglomeração de pessoas, e exigido um controle de acesso dos clientes no interior das agências.
LEIA MAIS:
O que pode abrir em Santa Maria durante a quarentena
Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde e responsável pelas fiscalizações da prefeitura, Alexandre Streb, esses locais estão sendo fiscalizados diariamente. Caso alguma fuja às regras, receberá notificação.
- Não houve flagrante em relação aos bancos ainda. Porém, tivemos em lotéricas, por não cumprirem com normas referentes a aglomerações nas filas - afirma Streb.
FISCAIS DE OLHO
A fiscalização tem sido regulada pelas denúncias diretas ao Centro de Operações da Guarda Municipal, pelo número 153 ou (55) 99178-3621 (somente WhatsApp). Em tempo real, essas denúncias são repassadas às equipes compostas por guardas e fiscais da vigilância sanitária e regulação urbana.
- Temos conseguido atender praticamente todas denúncias que nos chegam no dia. Mas toda situação mais crítica é monitorada e dada prioridade conforme avaliação prévia da equipe - relata o superintendente.
Os proprietários das lotéricas Nativa Loterias e Casa Feliz Loterias informam que estão funcionando de forma correta e que a fiscalização não detectou nenhuma irregularidade em seus estabelecimentos.